Ford Fusion

    






Ford Fusion:

O Ford Fusion é um sedan da Ford produzido na fábrica de Hermosillo, México e nos Estados Unidos, juntamente com o Ford Edge. Foi lançado no mercado americano em 2005 com motor V6 e um ano depois recebeu o motor 2.3L Duratec (o mesmo de Focus, Mondeo e EcoSport, mas ampliado).Em 2006 começou a ser comercializado no Brasil somente na versão SEL com motor 2.3L, sendo um sucesso de vendas devido ao preço competitivo. A segunda geração começou a ser fabricada em 2009, com lançamento simultâneo com os Estados Unidos.

O Ford Fusion foi feito com base(plataforma, motor, câmbio, suspensão) do Mazda 6, um carro robusto e de renome mundial. Sendo fabricado no México, o Fusion se beneficiou do acordo de livre comércio entre o Brasil e o México, que não cobra taxa de importação para carros fabricados no outro país. Sendo assim, o Fusion foi disponibilizado no Brasil com preços bastante competitivos, com preço na faixa dos sedãs médios nacionais tops (tais como Honda Civic|Honda Civic EXS, Toyota Corolla|Toyota Corolla SEG, Chevrolet Vectra|Chevrolet Vectra Elite etc.), mesmo sendo de uma categoria superior (sedãs médio-grandes, tais como Volkswagen Passat, Honda Accord, Toyota Camry, etc.)

O Fusion começou a ser vendido no Brasil a partir de 2006 e somente na versão top SEL. Em 2007 foi trazida a linha 2008 para o mercado brasileiro, adicionando novas opções de cores às já disponíveis, além de outros itens de série, como sensor de estacionamento instalados nos pára-choques, sensor de monitoramento da pressão dos pneus e abertura da porta com acionamento por teclado numérico. Também traz sistema de som com 8 alto-falantes, direção hidráulica, um conjunto de 6 ''air bags'' (2 frontais para o motorista e passageiro, 2 para os passageiros do banco traseiro, 2 superiores do tipo cortina), freios ABS nas quatro rodas câmbio automático|transmissão automática de 5 velocidades com redução eletrônica, interior em couro, ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, rodas de liga leve com aro 17 polegadas, teto solar (único opcional), motor 2.3L 16V com 162 cv de potência (capaz de fazer de 0 –100 km/h em 10,3 segundos). É um dos maiores sedã da sua categoria com 4,83 m de comprimento.

Motores
* 2.3 L4 162cv e 20,7 m.kgf a 4.500rpm.

 Desempenho 

* Aceleração de 0 a 100&nbsp km/h: 10,8 s
* Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)

 Consumo 

* Cidade: 9,8 km/l
* Estrada: 14,6 km/l

Cores Disponíveis 

* Preto Chamonix
* Prata Baden
* Branco Málaga
* Azul Toulouse
* Cinza Bernau
* Verde Nápolis
* Vermelho Moscou


                                                  Segunda geração: 




A segunda geração do Ford Fusion começou a ser produzida em 2009 já como modelo 2010. A plataforma continuou a mesma (assim comos as dimensões do carro), mas com alterações nos motores e câmbios. O motor 2.3L foi ampliado para 2.5L, com a potência aumentada de 162cv para 170cv (uma das reivindicações dos consumidores) e a caixa de câmbio passou a oferecer 6 marchas, ao invés das 5 do anterior, assim o câmbio ficou melhor escalonado, aproveitando melhor o motor. Porém, a maior novidade foi a disponibilização para o mercado brasileiro do motor 3.0L V6 de 243cv, preenchendo uma lacuna no mercado para combater o Hyundai Azera, que é disponibilizado somente com motor V6 a preços mais baixos que o Ford Fusion.

Atendendo a pedidos, o Ford Fusion teve seu diâmetro de giro reduzido (facilitando as manobras) e suspensão ligeiramente mais firme (melhorando a estabilidade). O Fusion ganhou em todas as versões iluminação permanente de instrumentos Ice-blue, 2 tweeters traseiros (12 alto-falantes no total), ar condicionado dual-zone (controle individual de temperatura para motorista e passageiro), direção com assistência elétrica, controle de tração, controle de estabilidade e ajuste elétrico do banco do passageiro (do motorista já existia na versão anterior). O teto solar e a pintura metálica continuam a ser os únicos opcionais para ambas versões.

A versão V6 ainda possui o sistema de entretenimento ''Ford Sync'' (que possui rádio/CD/DVD/MP3/Bluetooth/USB e disco rígido de 10 gb), câmbio com opção para troca sequenciais de marcha e tração integral, que trabalha sob demanda, tracionando as rodas traseiras quando há perda de aderência nas rodas dianteiras. Devido ao sistema de tração integral, o tanque da versão V6 é menor, tendo 62L ao invés dos 66L da versão 4 cilindros. Na versão brasileira o GPS do Ford Sync não possui mapas brasileiros, sendo que a Ford afirmou que irá disponibilizá-los futuramente.

 Motores 
* 2.5L L4 173 cv a 6.000rpm e 22,9 m.kgf a 4.000rpm.
* 3.0 L V6 243 cv a 6.550rpm e 30,8 m.kgf a 4.300rpm.

 Desempenho 
2.5L L4
* Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,9 s
* Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)

3.0L V6
* Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,5 s
* Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)

 Consumo 
2.5L L4
* Cidade: 11 l/100km
* Estrada: 8 l/100km

3.0L V6
* Cidade: 14 l/100km
* Estrada: 10 l/100km

Cores Disponíveis 
* Preto Bristol
* Prata Munique
* Branco Sibéria
* Azul Florence
* Cinza Berlin
* Verde Lion
* Vermelho Ibiza

Versão híbrido elétrico
Principal Ford Fusion Hybrid

O modelo automóvel híbrido|híbrido elétrico do Ford Fusion foi lançado nos Estados Unidos em março de 2009 como modelo 2010, simultâneamente com seu gêmeo, o Mercury Milan|Mercury Milan Hybrid. A versão brasileira do Fusion Hybrid foi mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2010. As vendas começaram em novembro de 2010 a um preço de R$133.900. O Fusion Hybrid é o primeiro modelo do tipo híbrido completo disponível no Brasil.



                                 Ford Fusion Primeira geração 2005:














Ford Fusion Segunda Geração 2009:













Ford Fusion Titanium 2013:

















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