Ford Fiesta:
O Ford Fiesta é um carro hatch de pequeno porte ( supermini) fabricado pela Ford Motor Company no Brasil, Argentina, México, Venezuela, China, Índia, África do Sul e na Europa. O modelo é vendido mundialmente, incluindo Japão e Oceania, e foi vendido brevemente na América do Norte. Em 2010, em sua sexta geração ( Mark Vl ), o Fiesta foi introduzido mundialmente, incluindo Brasil, Canadá e Estados Unidos, com isso o primeiro Fiesta a ser vendido na América do Norte desde 1980. Desde 1976, seu lançamento, vendeu 20 milhões de unidades. No Brasil recebeu uma pequena face-lift no começo de 2007. Deu origem á picape Ford Courier, em 1997. Forneceu sua plataforma para o Ford Ka 9 na geração MK4 do Fiesta), lançado no Brasil também em 1997. O perfil do consumidor do Ford Fiesta são pessoas solteiras ou casais jovens com crescimento econômico recente com características exigentes.
Ford Fiesta Mark 1 1976- 1983:
Apesar de não ter sido o primeiro veículo da Ford a ser tração dianteira (nos anos 1960 o Ford Taunus, produzido pela Ford da Alemanha, ganhou esse título), o Fiesta foi mundialmente reconhecido como o primeiro carro tração dianteira produzido pela Ford a fazer sucesso. As vendas na ilha britanica começaram em Janeiro de 1977, onde era disponível a partir de £1,856 na versão básica com motor de 950cc.
FOi apenas o segundo carro hatchback compacto a ser construído no Reino Unido até esse ponto, sendo lançado um ano após o Vauxhall Chevette, mas um ano antes do Chrysler Sunbeam e quatro anos antes do Austin Metro. O milhonésimo Fiesta foi produzido em 9 de Janeiro de 1979.
O carro era disponível na Europa equipado com um motor de 957 cilindradas (58 CID) 4 cilindros em linha (com opção de alta ou baixa compressão), os motores OHV a gasolina 1.1 e 1.3 eram disponibilizados nas versões de acabamento Base, Popular, L, GL (1978 em diante), Ghia, S e Van.
Nos Estados Unidos
Em 1978 fora introduzido o Ford Fiesta no mercado americano. O Fiesta Mark I USDM (United States Destinated Market) era fabricado em COlonia, na Alemanha, mas tinha especificações bem diferente.
A versão americana contava com os acabamentos Base, Decor, Sport e Ghia, sendo este último o de melhor acabamento. Durante os três anos que o Fiesta foi vendido nos EUA, os níveis de acabamento mudaram muito pouco.
Todos os modelos americanos eram equipados com o motor Kent mais potente, 4 cilindros em linha 1.6L (1597cc; 97 CID), vinha com catalisador e bomba de ar para baixar as emissões, pára-choques com absorvedores de energia, luz de posição lateral, farois redondos e selados, melhora na dinâmica de ácidentes e integridade do sistema de combustível bem como ar condicionado como opcional (na Europa não era disponível). No mercado americano o Ford Escort substitui, em 1981, tanto o Ford Fiesta como o Ford Pinto.
Uma variação esportiva (1.3 Supersport) foi oferecida na Europa em 1980, para testar o mercado para o similar XR2 que forá introduzido um ano mais tarde, o qual era dotado de um motor 1.6L.
Um acabamento em plástico preto foi adicionado ao exterior e ao interior. Os pequenos farois quadrados foram substituídos por farois redondos e maiores, o que resultou na eliminação do indicador de direção da frente, que passou para o paralama. Com um desempenho notavel, ia de 0–60 mph (0–97 km/h) em 9.3 segundos e alcaçava uma velocidade máxima de 105 mph (169 km/h), o "hot hatch" XR2 se tornou um carro popular e amado pelos "boy racers" durante os anos 1980.
Revisões pequenas foram feitas em toda a linha no fim de 1981, com pára-choques maiores (para se enquadrar nas novas normas de crashtests) e outras modificações menores em uma tentativa de manter o o visual do showroom até a chegada do Mark 2.
Em 1978, o Fiesta ultrapassou o Vauxhall Chevette, como o carro compacto mais vendido do Reino Unido, porém, em 1981 foi tirado do topo pelo Austin Metro, e ficou em segunda posição do ranking até o fim de 1982.
Ford Fiesta Mark 2 1983-1992:
O fiesta da segunda geração apareceu para o fim de 1983. Um facelift suave do motor precedente do 3 foi substituído essencialmente pelo inclin-queima 1.4.
Um "Fiestamatic" tinha sido espalhado boatos para certos anos e o CTX novo contínuo-variável transmissão automática, cabido também no Fiat Uno, aplainado eventualmente para a primeira vez cedo dentro 1987.
A característica a mais bizarre do Mk2 era aquela, durante todo sua vida inteira da produção, o fitment quase de um completamente diferente dashboard perpetuated nos níveis da guarnição da baixo-série comparados aos variants mais caros, os únicos componentes visíveis comuns (excepto para o switchgear menor e o soquete mais claro) que são a tampa e o combustível da fund-caixacalibres da água.
O fiesta de Ford era regularmente um carro alto-vendendo no Reino Unido durante todo os 1980s e era também popular em Europa. Mas para o fim da década estava começando à esquerda atrás por uns rivais mais modernos como MACHADO de Citroën e Peugeot 205.
Embora houvesse alguns XR2 TT produzidos, estes eram os carros que foram convertidos por Turbo Technics ou um centro apropriado aprovado, boasted approx 125 BHp (o carro pesado somente sobre 800kg) com os sacos do torque fàcilmente para fora de classificar a maioria outros de carros em sua classe. Ford era afiado olhar após estes clientes e realizando a qualidade elevada da conversão todas as garantias eram ainda válidas após a conversão.
Ford Fiesta Mark 3 1989-1997:
Lançado cedo dentro 1989, o fiesta da terceira geração era um reskin detalhado do carro velho com um escudo all-new do corpo. Isto dirigiu-se a um do shortcoming o mais sério do fiesta - a falta de um derivative da cinco-porta. Entretanto, aparte da adição esperada longa de injeção do combustível ao XR2 (que críam assim o XR2i) e a uma versão nova do motor do Valença christened HCS (disponível em 1.0 e 1.1 litro), a engrenagem running velha remanesceu, e o carro uninspiring ainda à movimentação comparada a seus rivais apesar de um sistema detalhado-revisado da suspensão. Não deter compradores pequenos do carro de Europa, o fiesta Mk3 vendeu milhão interiores 2 anos, mas a imprensa viajando de automóvel não foi imprimida ainda. A estrela real da escala nova do fiesta, entretanto, era o RS Turbo. Teve a turbocharged a versão do motor de XR2i e pôde tocar em 130 mph (/ 210 quilômetros).
A especificação na escala do fiesta foi melhorada muito para 1990s, com alto de começar das versões da escala freios anti-lock, janelas elétricas, travar central, e, mais tarde sobre, twin airbags. Um motor 1.8 diesel da escolta maior foi adicionado também à escala do fiesta. Um "elevado-cubo" camionete variant foi anunciado durante 1991, vendido dentro Grâ Bretanha como Correio de Ford.
1992 viu o RS Turbo que está sendo substituído pelo fiesta quente novo, o RS1800 - como o motor de CVH phased para fora do RS1800 compartilhou de seu motor combustível-injetado Zetec de 1.8 litro com a versão 130ps da escolta atual XR3i e teve uma velocidade superior de 125 mph (200 quilômetrosh). O título XR2 famoso foi deixado cair também, em cedo 1994, e o emblema seguro-amigável ' do silicone ' apareceu em seu lugar ligeiramente mais menos em sporty-olhar modelo com o 1.4 litro PTE (um desenvolvimento do CVH) ou o motor de um Zetec de 1.6 litro.
O inclusion do Zetec motor dentro 1992, e uma injeção de características de segurança do Ford Mondeo em 1994 manteve mover-se do metal. Embora substituído pela marca 4 em 1995 foi vendido ainda em números pequenos até 1997 como do "o clássico fiesta". Foi substituído então pelo Fiesta-baseado Ka De Ford.
Ford Fiesta Mark 4 1995- 1999:
Em 1995, as coisas mudaram dramàtica com o quarto carro da geração. Ford descontado dentro no Mondeo' sucesso de s e espalhado algum do excellence desse carro em seu bebê. O fiesta Mk4 foi dado o all-new Zetec-SE motor, um chassi e uma suspensão inteiramente redesigned, e o motor do Valença reworked no Endura-E. Em um curso a manipulação flabby tornou-se nimble e entertaining e o fiesta eram todo o repentino a escolha do entusiasta. Como Vauxhall/Opel Corsa, alguns variants eram notáveis para estar disponíveis no roxo, qual era uma cor incomun para um carro naquele tempo.
Em Brasil, uma versão do pick-up do fiesta Mk4 foi introduzida, sabido como Correio De Ford qual foi vendido também dentro África do Sul como Galinha anã De Ford.
Esta versão do fiesta foi vendida também perto Mazda, badged como Mazda 121 em Europa e no Mazda Soho dentro África do Sul, embora este modelo fosse deixado cair eventualmente no Reino Unido. No E. U., Ford tinha vendido já a Kia- versão construída do Mazda 121 como Ford Festiva, quando restyled as versões de Mazda 323 e 626 foram vendidas dentro Ásia e Australasia como Laser De Ford e Ford Telstar.
O 1.0 e 1.1 motor de HCS foi deixado cair junto com o 1.4 PTE e 1.6/1.8 unidade de Zetec. O 1.3 petrol e 1.8 unidade diesel continuaram pela maior parte unchanged, como perto agora o padrão cinco apressa a caixa de engrenagens manual e CTX opcional automáticos. 1.25 um motor novo do litro 16-valve Zetec foi adicionado à escala do fiesta e ajustou padrões novos para o refinement pequeno do motor do carro, seguido rapidamente por uma versão de 1.4 litro.
O interior foi trazido também moderno na aparência, embora um criticism principal fosse perto então o quarto sub-standard do passageiro, especial na parte traseira. Entretanto, externamente o facelift do escudo do corpo Mk3 não trabalhou assim como a engenharia nova - no detalhe a extremidade dianteira da "peixe-cara" era sempre um assunto da controvérsia.
Ford Fiesta Mark 5 1999-2002:
O fiesta Mk4 foi lançado dentro 1995. Foi baseado no chassi do carro Mk3, mas a maioria de componentes foram revisados pesadamente, including um sistema novo da suspensão, qual deu o fiesta um das mais melhores abilidades de manipulação a respeito dos superminis. A escala foi melhorada mais mais com a adição de uma escala dos motores novos de Zetec, disponível em 1.25l, 1.4l e formulários 1.6l mais atrasados. As.well.as as mudanças principais ao chassi do Mk3, o Mk4 beneficiou-se também de um interior novo e de denominar exterior, albeit mantendo uma forma similar ao Mk3.
A Foco- restyle inspirado dentro 2000 era uma tentativa de dirigir-se a este problema, qual teve uma cara mais nova e um carregador alisado. Entretanto, esta era uma mudança breve devido ao unveiling imminent do modelo mk6 all-new. Isto viu também o lançamento do Ford Ikon, qual era um sedan four-door do fiesta projetado para India, onde Ford produzia agora carros em um risco comum com Mahindra. O Ikon foi introduzido também em outros países tornando-se, como Brasil (onde se sabe como o fiesta Sedan), África do Sul, México e China, onde os sedans são preferidos aos hatchbacks.
Ford Fiesta Mark 6 2002:
Em 2002 todo o carro novo da terceiro-geração unveiled. Isto era para a primeira vez, um projeto completamente limpo da folha, com nenhumas ligações genetic ao original 1976. Motores brandnew de Ford novo Duratec a família estava sob a capa, denominar foi inspirado pesadamente pelo maior Foco. Foi vendido no finesse, LX, Zetec, Ghia, Variants pretos e limitados da edição.
Os motores disponíveis incluem 1.25, 1.3. 1.4. 1.6. petrol 2.0, mais 1.4 e 1.6 TDCi (Trilho Comum os motores diesel tornaram-se em um risco comum com PSA).
O ST do fiesta de Ford é o variant do desempenho do fiesta novo, capaz das velocidades de até 130 mph (210 quilômetrosh) e esperanças relive o sucesso do XR2. Para diferir ele do fiesta padrão tem também realces visuais, including as rodas da liga de 17".
Este era também o primeiro fiesta a ser vendido dentro Ásia e Australasia, substituir Kia- baseado Festiva. Em Brasil e Argentina uma versão de Sedan do fiesta foi introduzida em 2004 atrasado e pode ser exportada para outros países, para substituir o Ikon.
A facelifted a versão, com um restyle exterior jovem e novo-olhe macio-sentem que o dashboard é devido ir na venda em novembro 2005.
Ford XR2:
Ford Fiesta Mark 1:
Ford Fiesta Mark 2:
Ford Fiesta Mark 3:
Ford Fiesta Mark 4:
Ford Mark 5:
Ford Mark 6:
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