Ford EcoSport








Ford EcoSport:


É um dos principais representantes de um dos segmentos automotivos que mais cresceram no Brasil na última década, o de Aventureiros Urbanos, setor que deve início com a liberação dos automóveis importados em 1990 e que ganhou fôlego com a criação da linha Adventure pela Fiat em 1999.

Lançado em 2003, o Ford EcoSport foi baseado na segunda geração nacional do Fiesta, surgida um ano antes, e não tardou para virar febre nas ruas, vendendo 27.237 unidades em seus primeiros 12 meses.

Trunfos para isso não faltavam: tratava-se de um carro compacto, com estilo jovial, suspensão elevada e, o mais importante para os consumidores, preços acessivel se comparado aos SUVs importados. Para efeito comparativo, uma tabela de preço publicada na edição de Agosto de 2003 da Revista Quatro Rodas indica que a então versão topo-de-linha da EcoSport, XLT 2.0 16V, custava R$ 50 520,00. Uma Toyota RAV-4, com porte semelhante, custava mais do que o dobro: R$ 104 980,00.

Assim, as pessoas que sonhavam em ter um SUV e não tinham como partir para alguma opção importada encontravam na EcoSport uma forma de alimentar um pouco esse desejo.

O carro era oferecido com três opções de motorização (1.0, 1.6 e 2.0) e três de acabamento (XL, XLS e XLT), e em seus 8 anos de produção passou por diversas mudanças, tanto de estilo (novos faróis, lanternas e parachoques em 2008 e 2011), equipamentos (adoção de câmbio automático a partir de 2006) e inclusão de novas versões (Freestyle e 4WD), além de perder a motorização 1.0, considerada fraca pela mídia especializada e proprietários.

De acordo com levantamento realizado no dia 10 de abril de 2011 no site Best Cars, o indice de sastifação dos proprietários é bom, sendo aprovado por cerca de 85% dos proprietários, que apontam como principais pontos positivos o design, espaço interno e dirigibilidade.

Em contraponto às qualidades mencionadas pelos consumidores, ítens como consumo, painel de instrumentos e acabamento são considerados defeitos nos automóveis, principalmente nos fabricados até 2005, pois a partir desse ano houve uma série de melhorias que visaram a sanar os pontos fracos.

Mas trata-se de itens que não desmerecem o veículo, hoje consagrado tanto no mercado de novos quando de usados, onde pode ser encontrado a partir de R$ 22 mil, de acordo com pesquisa realizada no site WebMotors no dia 10 de abril de 2011, sendo que as versões com Air Bag, freios ABS e direção hidráulica não são dificeis de serem localizadas a preços acessíveis.

Para 2012, está previsto o lançamento de uma nova geração do Ford EcoSport, como modelo 2013 e baseado na nova filosofia de estilo da Ford Mundial, já adotado pelo Ford Fiesta|New Ford Fiesta, carro que, assim como ocorreu na geração de 2003, servirá como base para o novo veículo.


                                                                     
 Modelos 

                                      Ford EcoSport 1.0L Supercharger XL 

Ficheiro:EcoSport.jpg|thumb|280px|Ecosport Free Style.
'''Motor''': Zetec-Rocam 1.0L SOHC Supercharger (fora de linha), a gasolina, 8 válvulas, injeção eletrônica; turbocompressor;
'''Cilindrada (cm3)''': 999;
'''Diâmetro x curso (mm)''': 68,68 x 67,40;
'''Taxa de compressão''': 8,2:1;
'''Módulo de controle eletrônico''': Black Oak;
'''Potência (cv)''': 95 @ 6.000 rpm;
'''Torque (mkgf)''': 12,6 @ 4.250 rpm;
'''Velocidade máxima (km/h)''': 157;
'''Aceleração (0 a 100 km/h)''': 14,8;
'''Retomada de velocidade em 4a marcha, 50 a 100 km/h (s)''': 18,5.

                                       Ford EcoSport 1.6 (XL Plus e XLS) 

'''Motor''': Duratorq Turbo Common Rail (Fornecido pelo Grupo PSA), a diesel, 8 válvulas;
'''Potência (cv)''': 68 (50KW);
'''Torque (mkgf)''': 16,0 (4000 rpm);
'''Velocidade máxima (km/h)''': 140;
'''Aceleração (0 a 100 km/h-s)''': 18,3;

* '''NOTA''': mesmo sendo fabricado no Brasil, não é vendido no mercado doméstico com este motor, em função de leis que proíbem o uso de óleo diesel em veículos 4x2 com capacidade de carga inferior a 1.000 kg ou 4x4 que não contem com caixa de redução.

                 Ford EcoSport 1.6L Flex (XL, XLS ou FreeStyle) 

'''Motor''': Zetec-Rocam 1.6L SOHC Flex naturalmente aspirado, a gasolina ou álcool, 8 válvulas, injeção eletrônica;
'''Cilindrada (cm3)''': 1.598;
'''Diâmetro x curso (mm)''': 82,07 x 75,50;
'''Taxa de compressão''': 12,3:1;
'''Módulo de controle eletrônico''': Black Oak;
'''Potência (cv)''' 105 @ 5.500 rpm - gasolina / 111 @ 5.500 rpm - álcool;
'''Torque (mkgf)''': 14,8 @ 4.250 rpm - gasolina / 15,8 @ 4.250 rpm - álcool;
'''Velocidade máxima (km/h)''': 220;
'''Aceleração (0 a 100 km/h)''': 05,1 (alc);
'''Retomada de velocidade em 4a marcha, 50 a 100 km/h (s)''' 05,1 (alc);

 Ford EcoSport 2.0L Flex 16V (FreeStyle, XLT, XLT Automático ou XLT 4WD) 

'''Motor''': Duratec 2.0L Flex 16V, a gasolina ou álcool, 16 válvulas, injeção eletrônica;
'''Cilindrada (cm3)''': 1.999;
'''Diâmetro x curso (mm)''': 87,50 x 83,10;
'''Taxa de compressão''': 10,1:1;
'''Módulo de controle eletrônico''': Black Oak;
'''Potência (cv)''': 141 (6.000 rpm)Gas / 145 (6.000 rpm)Alc;
'''Torque (mkgf)''': 19,0 (4.250 rpm)Gas / 19,5 Alc;
'''Velocidade máxima (km/h)''': 180 (limitada eletronicamente)
'''Aceleração (0 a 100 km/h-s): 10,3.
'''Retomada de velocidade em 4a marcha, 50 a 100 km/h: 13,7.


                                 Ford EcoSport Primeira Geração 2003/2008:









Ford EcoSport reestilização 2010/2011:













Ford EcoSport Segunda Geração 2012:















0 comentários:

Atenção vale lembrar que o Blog Tunado Loko não se responsabiliza pelas imagens ou vídeos desse blog, as imagens e vídeos foram encontradas na internet ou enviadas pelo os nossos leitores...