Ford F-Séries









Picape Ford F-Séries:

A primeira picape da série F da Ford foi introduzida em 1948, substituindo o modelo anterior, construído na plataforme dos automóveis de linha. Era uma picape com aparência moderna e caçamba de superfície plana, de peça única e faróis integrados ao corpo. Trazia vários opcionais, como eram o limpador e lavador do para-brisa (com êmbolo operado pelo pé), para sol para o passageiro, e do passageiro lateral taillight.
O caminhão F-1 foi também disponível com adicional cromo e dois chifres como uma opção. Todas as séries F estavam disponíveis em "Marmon-Herrington All Wheel Drive" até 1959. 
Design do caminhão F-Series pouco mudaram a partir de 1948 a 1952. A partir de 1948-1950, a churrasqueira foi uma série de barras horizontais e os faróis foram fixados para o fenders. Para 1951 e 1952, os faróis foram ligados por uma grande cruz aerodinâmico peça com três similarmente aerodinâmico suporta. O vidro traseiro era mais amplo, no caminhões e mais tarde no painel de instrumentos foi redesenhado. 
F-série caminhões foram construídos em dezesseis diferentes Ford Motor Company|Ford plantas. Pelos números de série pode-se saber o modelo, motor, ano, a planta de montagem, número e unidade. O modelo mais comum foi a F-1 com uma cama 6 ½-pé seguido pelo F-2 e F-3 Express, 8 modelos com um pé-cama.

Os Modelos são:

 F-1: 1/2 [[ton]] (4,700 GVWR max)
 F-2: 3/4 ton (5,700 GVWR max)
 F-3: Heavy Duty 3/4 ton (6,800 GVWR max)
 F-3: Parcel Delivery (7,000 GVWR max) & optional rear spring pkg (7,800 GVWR max)
 F-4: 1 ton (7,500 GVWR max) & optional 1 1/4 ton pkg (10,000 GVWR max)
 F-5: 1 1/2 ton: Conventional, school bus, and cab over engine (C.O.E.) (10,000-14,500 GVWR)
 F-6: 2 ton: Conventional, school bus, and C.O.E. (14,000-16,000 GVWR)
 F-7: Conventional (17,000-19,000 GVWR)
 F-8: Conventional (20,000-22,000 GVWR)

Motores:

1948–1951: 226 CID [[Motor de seis cilindros em linha|Flathead 6 (L-head)]] (H or Rouge 226), 95 hp (71 kW) @ 3.300 rpm da F-1 até à F-6
1948–1952: 239 CID [[Motor V8|Flathead V-8]] (R or Rouge 239), 100 hp (75 kW) @ 3.800 rpm da F-1 até à F-6
1952–1953: 215 CID [[Motor de seis cilindros em linha|Straight-6 (overhead valve)]], 101 hp (75 kW)
1948–1951: 254 CID [[Motor de 6 cilindros em linha|Flathead 6 (L-head)]] (M ou Rouge 254), 110 hp (82 kW) @ 3.400 rpm na F-6 apenas
1948–1951: 337 CID [[Motor V8|Flathead V-8]] (E or Rouge 337). 145 hp (108 kW) @ 3.600 rpm na F-7 e na F-8 apenas
1952–1955: 279 CID [[Motor V8|V8]] válvulas suspensas (EAL), 145 hp (108 kW) @ 3.800 rpm na F-7 apenas
1952–1955: 317 CID [[Motor V8|V8]] válvulas suspensas (EAM), 155 hp (116 kW) @ 3.900 rpm na F-8 apenas

Transmissões:

*Manual, 3 marchas light duty, F-1 apenas
*Manual, 3 marchas heavy duty, da F-1 até à F-5
*Manual, 4 marchas (engrenagem reta), da F-1 até à F-6
*Manual, 4 marchas Synchro-Silent, da F-4 até à F-6
*Manual, 5 marchas overdrive, F-7 e F-8
*Manual, 5 marchas direct drive, F-7 e F-8


                                         Segunda Geração (1953-1956)

A F-Series foi redesenhada para 1953 com um olhar mais integrado. Os captadores também adquiriu os seus nomes conhecidos: A F-1 já se tornou o'' 'F-100''', o F-2 agora passou a ser o'' 'F-250''', e da F-3 já se tornou o 1 tonelada'' 'F-350'''. Começando com os modelos 1956, a Ford oferece muito raras "Low GVWR" versões de cada modelo. Interior amenidades eram novos, incluindo uma cúpula leve, leve, descansa braço, sol e viseiras. Em [[13 de março]] de [[1953]], "Ford-O-Matic" [[câmbio automático]] se tornaram uma opção. 

Na segunda geração dos caminhões, foram construídos no [[Brasil]] de 1957 a 1962 como o F-100, F-350 e F-600

Os Modelos são:

F-100: 1/2 [[ton]] (5,000 GVWR max)
F-110: 1/2 ton (4,000 GVWR max)
F-250: 3/4 ton (7,400 GVWR max)
F-260: 3/4 ton (4,900 GVWR max)
F-350: 1 ton (9,800 GVWR max)
F-360: 1 ton (7,700 GVWR max)
F-500
F-900

Motores:

*1953 - 239 CID (3.9 L) [[motor V8|V8]], 100 hp (74.6 kW)
*1953 - 215 CID (3.5 L) [[motor de 6 cilindros em linha|6 cilindros]], 101 hp (75.3 kW)
*1954-1955 - 223 CID (3.7 L) "Mileage Maker" [[motor de 6 cilindros em linha|6 cilindros]], 115 hp (86 kW)
*1954-1955 - 239 CID (3.9 L) ''Y-block'' "Power King" V8, 130 hp (97kW)
*1956 - 223 CID (3.7 L) "Mileage Maker" [[motor de 6 cilindros em linha|6 cilindros]], 137 hp (102 kW)
*1956 - 272 CID (4.5 L) ''Y-block'' V8, 173 hp (129kW)


                                           Terceira Geração (1957-1960)


O caminhão foi remodelado novamente em 1957 com um capuz que agora sentou nivelado com o fenders e de uma nova grelha cromada. Na volta, os tradicionais separar-fender corpo foi agora chamado ''flareside'', enquanto um novo bom olhar em frente e verso era conhecido como''styleside''. 4x4 drive-trem, uma vez que era terceirizada para Marmon-Herrington agora é produzida em casa pela Ford Motor Company em 1959 para o presente momento. Ford oferece ainda um "Low GVWR" versão de cada modelo. Em maio 1957 Ford descontinuado tornando todos os caminhões na Highland Park Ford Plant em Highland Park (Michigan). Todos os caminhões pesados foram transferidos para o Kentucky Truck Assembly em Louisville, Kentucky. Todos os caminhões ligeiros e médios foram transferidos para outras plantas em 10 a E.U.A.. 

Terceira geração caminhões, foram construídos no Brasil como o F-100, F-350 e F-600 a partir de 1962 a 1971.

Os Modelos são:

F-100 (F10, F11, F14): 1/2 [[ton]] (4,000-5,000 GVWR max)
F-100 (F18, F19)(4X4): 1/2 ton (4,000-5,600 GVWR max)
F-250 (F25, F26)''': 3/4 ton (4,900-7,400 GVWR max)
F-250 (F28, F29)(4X4): 3/4 ton (4,900-7,400 GVWR max)
F-350 (F35, F36): 1 ton (7,700-9,800 GVWR max)
F-500 (F50, F51): 1 1/2 ton (10,000-15,000 GVWR max)

Motores:

1958-1960 – 223 CID (3.7) I6, 137 hp ( 102 KW)

1958- 272 CID (4.5 L) Ford Y-block engine 272/Y-block V8, 173 hp ( 129 KW)

1959-1960 – 292 CID (4.8 L) Ford Y-block engine 292/Y-block V8, 186 hp ( 139 KW)







  Picape F-1:


















Picape F-2:










            
                                                             F-1000: Anos 70 e 80:


O início da produção da picape F-1000 com motor 3.9 diesel MWM com 86.4 cv foi em 1979, na verdade era uma continuação da Ford F-100, pois utilizava o mesmo chassi e a mesma carroceria, com algumas poucas mudanças. Em 1985 foi fabricado versão F-1000 SSS (Super Série Special) e versão F-1000A com motor 3.6 álcool de 6 cilindros (115 cv). A reestilização frontal com quatro faróis retangulares veio em 1986. Em 1988 o eixo traseiro foi redimensionado e as lanternas traseiras iguais à da Pampa. O motor 3.6 passa a ter a versão a gasolina e opção de câmbio de cinco marchas para o motor a diesel a partir de 1989.

                                                                 Anos 90:


Em 1990 a F-1000 foi a primeira picape diesel com turbocompressor com 119 cv. Em 1991 começou a ter o tanque de combustível em plástico polietileno, com capacidade para 114 litros. 
A reestilização e motor turbodiesel um pouco mais potente, com 122,4 cv, veio no início de 1992. Tração 4x4 e a cabine estendida (Supercab), com 56 centímetros adicionais e um banco traseiro para três pessoas foram as mudanças em 1994. Motor 4.9i de seis-cilindros em linha com injeção eletrônica com 148 cv em 1995, que seria seu último ano de fabricação, pois seria substiuida pela Ranger, mas como a sua princiapal rival lançou a S-10, e a Ranger não fez o sucesso logo de partida, no ano de 1996 a Ford voltou a fabricar o modelo, mas todas com modelo 1997, por essa causa que não existe o modelo de ano 1996. 
Em 1997 as mudanças foram retoque na aparência, linhas mais arredondadas e suaves, grade mais ampla, faróis com as luzes de direção embaixo, nos modelos XL e XLT equipada com o motor 2.5 HSD da Maxion, turbinada e intercoolada. A Série especial Lightning com o motor de 4.9 litros a gasolina em 1998, e também o modelo mais o motor diesel mais forte que já a equipou, o motor MWM X10 4.10 com 133cv. No mesmo ano parou a produção e sua sucessora foi a picape [[F-250]] que iniciou a produção no ano seguinte.


                                                                 F-1000:














           

0 comentários:

Atenção vale lembrar que o Blog Tunado Loko não se responsabiliza pelas imagens ou vídeos desse blog, as imagens e vídeos foram encontradas na internet ou enviadas pelo os nossos leitores...