Ford T

    



Ford T:





O Ford T foi criado pelo americano Henry Ford,O primeiro modelo T começou a ser produzido no dia 1 de outubro de 1908. Entre as inovações estavam o valor acessível, a produção em escala e a oferta de peças para a reposição. O modelo T era equipado na época com um motor de quatro cilindros que gerava 20 cv de potência máxima. O consumo não era a dos mais altos, até para os dias atuais 5,5 km/l a 9 km/l de gasolina.

Motor do Ford T de quatro cilindros que gerava 20 cv de potência máxima:






O sonho de Henry Ford era democratizar o automóvel, produzi-lo em grande número e com custo suficientemente baixo para que todo americano pudesse ter um. Sem perder o seu objetivo de vista, o Henry Ford criou o Ford T, que vendeu 15 milhões de unidades entre 1908 a 1927.




A fabricação desse modelo ganharia notável incremento a partir de 1913, quando Henry Ford, inspirado nos processos produtivos dos revólveres Colt e das máquinas de costura Singer, implanta a linha de montagem e a produção em série, revolucionando a indústria automobilística. O T era o primeiro carro projetado para a manufatura, pode-se afirmar com segurança que a indústria automobilística começou a partir deste momento, pois, até então, fabricado artesanalmente, o automóvel ainda era visto com desconfiança pelos americanos. Não passava de um brinquedo barulhento, perigoso e caro.
Com estas inovações, em vez de um operário ficar responsável pela produção de todas as etapas de um carro, várias pessoas ficavam responsáveis pela produção de etapas distintas de vários carros. Henry Ford criou um engenhoso sistema de esteira, que movimentava o carro em produção em frente aos operários, para que cada um executasse a sua etapa. Isto aumentou em muito a produtividade, pois um carro ficava pronto a cada minuto.
Em conseqüência, o custo de cada unidade caiu em relação aos concorrentes existentes no mercado. E a queda de preço foi constante: em 1908, ano de seu lançamento, a unidade custava US$ 850;; em 1927, último ano de sua fabricação, o preço havia despencado para  US$ 290.


Por estas razões, o  T conquistou o público americano e de outros países. Em 1914 é iniciada sua fabricação na Argentina. Em 1917, é lançado o caminhão Modelo TT. Em 1919, a Ford se torna o primeiro fabricante de automóveis no Brasil, com a produção do carro e do caminhão dessa linha.  Em 1920, mais da metade dos veículos que circulavam ao redor do mundo eram modelos T e podiam ser vistos até em países distantes como Turquiae Etiópia.


Ford no Brasil:

Fábrica Ford rua Florêncio de Abreu no centro de São Paulo:




Rua Solon no bairro do Bom Retiro:





Ford do Brasil é a subsidiária brasileira da montadora estadunidense Ford. Fundada em 1919, a Ford do Brasil dedicou-se inicialmente á importação de veículos produzidos no exterior.
Foi a segunda filial sul-americana da Ford, depois da Ford Argentina, e a primeira a se instalar no Brasil, inicialmente num armazém na Rua Florêncio de Abreu em São Paulo, mudando-se um ano depois para a Praça da República, até a inauguração, em 1921, de intalações especialmente projetadas para funcionarem como linha de montagem de veículos, na rua Solon, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo.O automóvel Ford modelo T e o caminhão TT foram os primeiros veículos montados pela Ford Brasil.
 Com o plano de nacionalização da produção conduzido pelo governo Kubitschek, a Ford inaugurou a manufatura local de veículos em 26 de agosto de 1957. O primeiro veículo produzido foi o caminhão Ford F-600 a gasolina, no complexo industrial do Ipiranga.
Nessa época, cerca de 40% do veículo era de peças nacionais, o restante, inclusive motores, tinha de ser importado. A produção local de motores iniciou-se em 1958 com a inauguração da fábrica de motores no complexo industrial do Ipiranga. O motor produzido era v8 Y-block, de 272 podegadas cúbicas de deslocamento ( 4,5 litros) e 161 HP.
O primeiro automóvel lançado pela Ford do Brasil foi o Ford Galaxie 500 em abril de 1967, igual ao modelo norte-americano de 1966 exceto pela motorização e era na época o mais moderno automóvel fabricado no Brasil.
Ainda em 1967 a Ford do Brasil adquiriu o controle acionário da Willys Overland do Brasil, herdando então um projeto de carro médio que viria a ser lançado, depois de extensas modificações, como o Ford Corcel em 1968. O maior sucesso da Ford no Brasil foi o automóvel Corcel ll, introduzido em 1978.


0 comentários:

Atenção vale lembrar que o Blog Tunado Loko não se responsabiliza pelas imagens ou vídeos desse blog, as imagens e vídeos foram encontradas na internet ou enviadas pelo os nossos leitores...